Correntes de Transmissão
Correntes Transportadoras
Correntes Especiais
Engrenagens
ENGRENAGENS PARA CORRENTES DE TRANSMISSÃO
Para cada tipo de corrente de transmissão é fabricada uma série especifica de engrenagens.
Para obter-se um correto acoplamento entre a corrente e a engrenagem, a construção desta última deve respeitar determinadas dimensões: algumas destas derivam de considerações geométricas, enquanto outras são baseadas na experiência.
No desenho a seguir, indicamos a terminologia mais comum usada para indicar as dimensões principais de uma engrenagem, além do passo da corrente e do número de dentes.
GRÁFICO DE TRANSMISSÃO
Conforme indica o gráfico, a porcentagem de variação da velocidade cíclica diminui rapidamente, conforme se adicionam mais dentes. Portanto, com uma engrenagem de 19 dentes, esta variação de velocidade cíclica é desprezível. Por conseguinte, recomendamos que as engrenagens utilizadas em aplicações normais de transmissão, funcionando desde velocidade médias até máximas, não tenham menos do que 19 dentes.
Alem da variação cíclica, existem também fatores adicionais que afetam transmissões com números pequenos de dentes na engrenagem menor. Ao diminuir o número de dentes, o engrenamento se torna mais duro e a potência se dissipa entre o impacto e a fricção; surge uma vibração do lance suspenso da corrente por auto-excitação, e a vida útil da corrente se reduz drasticamente com o ângulo de articulação da junção. Existem, entretanto, aplicações onde a economia de espaço é necessidade vital de projeto, e as condições de velocidade/potência são tão conservadoras que as desvantagens do número limitado de dentes (ou seja, abaixo de 17) permanecem discretas para que uma transmissão compacta e satisfatória seja possível, como por exemplo, máquinas de oficina, transmissões operadas a mão, mecanismos, etc.
As condições limites com carga permanente, para utilizar um número pequeno de dentes são como segue:
NÚMERO PAR DE DENTES
A maioria das transmissões tem um número par de passos na corrente; aconselha-se utilizar uma engrenagem com número ímpar de dentes, para garantir uma distribuição uniforme do desgaste tanto na corrente como nas engrenagens.
NÚMERO MÁXIMO DE DENTES
O número máximo de dentes em qualquer engrenagem nunca deve exceder a 150. Esta limitação é devida ao fato de que para um alongamento da corrente, devido ao desgaste normal de uso, o diâmetro primitivo da corrente em funcionamento sobre a engrenagem aumenta muito em relação ao diâmetro primitivo da engrenagem. Apesar de que a altura dos dentes diminui ligeiramente conforme aumenta o número de dentes, uma engrenagem de 150 dentes representa o máximo que permitirá a acomodação do desgaste máximo da corrente.
NÚMERO MÍNIMO DE DENTES EM ENGRENAGEM
É interessante estar atento para que a totalidade dos dentes de ambas as engrenagens impulsionadas pela mesma corrente não seja menor que 50; como exemplo, em uma transmissão de relação 1:1 as duas engrenagens não devem ter menos de 25 dentes cada uma.
DISTÂNCIA ENTRE CENTROS
Para uma ótima vida útil da transmissão, a distância entre centros das duas engrenagens deve ser normalmente dentro de 30 a 80 vezes o passo da corrente.
As transmissões com distância entre centros abaixo de 30 passos da corrente usada ou maiores de 1.800 mm deve ser submetida a um estudo prévio por nosso Departamento de Engenharia.
A distância mínima entre centros às vezes é calculada tendo por base o número de passos da corrente, e nossa recomendação é de que nunca menos de 07 dentes da engrenagem se encaixem na corrente.
Em transmissões entre dois pontos, este encaixe é obtido quando a distância entre centros é igual ou maior do que a diferença entre os diâmetros primitivos da engrenagem maior e da engrenagem menor. A distância entre centros é também regida pela conveniência de utilizar-se uma corrente com um número par de passos, isto porque o uso de elos de redução não é recomendado, devendo ser evitado.
Para uma transmissão no plano horizontal, a distância entre centros deve ser a mais curta possível, em consonância com o encaixe mínimo de dentes recomendado da corrente sobre a engrenagem.
ALINHAMENTO DAS TRANSMISSÕES
Ao montar-se a engrenagem, deve-se verificar cuidadosamente seu alinhamento axial e angular, que devem estar dentro dos limites de tolerância.
LUBRIFICAÇÃO DAS TRANSMISSÕES
Uma eficiente lubrificação das articulações em funcionamento de uma transmissão é indispensável para evitar desgaste e quebra prematura. A forma mais eficiente de lubrificação é colocar-se a transmissão em uma caixa e bombear um fluxo contínuo de óleo na parte interna da corrente, sendo o óleo reaproveitado após uma filtragem. Um método alternativo é fazer a corrente passar dentro de um banho de óleo; nos casos em que este procedimento seja impraticável, devido a engrenagem menor estar situada na parte inferior e ser de pequeno diâmetro, utiliza-se um disco espalhador de óleo de maior diâmetro para jogar o óleo diretamente na corrente. O fluxo de óleo exigido depende da transmissão, velocidade e potência a transmitir, porém em todos os casos deve ser um fluxo contínuo e suficiente, a fim de possibilitar uma lubrificação limpa e completa da corrente. Em transmissões com potência e velocidade elevadas o fluxo de óleo deve ser aumentado para facilitar e ajudar o resfriamento da corrente. Nossas recomendações gerais para métodos de lubrificação, Baseado nas necessidades mínimas de uma utilização de 15.000 horas, nossas recomendações gerais são:
• Lubrificação por gotejamento: velocidade de corrente até 6 metros por segundo e potência até 50 HP.
• Lubrificação por banho de óleo: velocidade de corrente até 6 metros por segundo e potência de 50 HP.
• Lubrificação por bomba de óleo: para qualquer velocidade e/ ou condição de potência; imprescindível para transmissões com potência acima de 50 HP.
Sob encomenda fabricamos Caixas de Lubrificação para qualquer tipo e tamanho de transmissões por corrente. Aconselhamos a utilização destas caixas para proporcionar uma vida útil mais longa para suas transmissões.
ACOPLAMENTO DE CORRENTES
Os Acoplamentos Flexíveis Cerello AC com corrente de rolos são compactos, sendo construídos totalmente de aço, com uma vida útil muito longa, sendo capazes de transmitir torques relativamente altos, ocupando um espaço pequeno e tendo um peso bastante reduzido.
Desta forma, eles representam um dos mais econômicos sistemas de transmissão de potência de um eixo a outro, existentes no mercado.
A simplicidade de desenho e construção destes acoplamentos torna-os extremamente fáceis de serem instalados e desconectados, proporcionando uma economia adicional de operação.
A perda de potência absorvida por estes tipos de acoplamento é mínima, podendo ser desprezada.
Seleção: Os Acoplamentos Flexíveis Cerello AC são projetados para transmitir potência dentro das capacidades dos eixos conectados, e são selecionados de acordo com o diâmetro dos eixos a serem unidos. Veja a Tabela abaixo e selecione o menor acoplamento AC que tenha o diâmetro máximo do eixo igual ao diâmetro dos eixos que se deseja conectar.
Nas condições especiais a seguir relacionadas, deve-se escolher o modelo imediatamente superior àquele que seria selecionado pelo método convencional:
1. quando as condições de operação são extremamente severas, com ocorrência de reversões rápidas, trancos e vibrações.
2. quando o alinhamento inicial dos eixos é muito irregular, ou difícil de ser mantido.
3. quando se usa eixos de ligas de aço altamente resistentes.
Uma vez que o acoplamento AC foi selecionado, verifique se a rotação de operação não excede a rotação máxima especificada na tabela. Estes máximos não devem nunca ser excedidos, e são baseados em serviços com lubrificação adequada.
ANEL EXPANSOR - RING FEDER
TABELA DE DIMENSÕES DE ANÉIS EXPANSORES RING FEDER
(utiliza-se o anel expansor onde d coincida com o diâmetro do eixo a ser acoplado)
Exemplo: para eixo com diâmetro d – 100, usa-se o anel expansor 100 x 145.
BUCHAS CÔNICAS TAPER LOCK
As buchas cônicas Taper Lock proporcionam um método simples e seguro para montagem de engrenagens, polias e similares nos eixos. Os parafusos, quando apertados, forçam e seguram a bucha cônica no furo cônico do cubo da engrenagem, permitindo que a montagem da peça (engrenagem, polia, etc) seja feita de uma forma bastante segura e firme no eixo.
Para a remoção da engrenagem (ou similar) utiliza-se o mesmo parafuso, colocando-o no furo específico para esta finalidade. Adiante descrevemos detalhadamente o processo de montagem e o de remoção.
Estas buchas cônicas podem ser fornecidas de duas formas:
• a) Fazendo parte integrante da própria engrenagem.
• b) Com uma capa com furo cônico, capa esta que será fixada no cubo já existente.
Desta forma, quando solicitado simplesmente a bucha cônica Taper Lock, sem a engrenagem, a mesma será fornecida com a capa, com as dimensões da tabela, quando a bucha cônica for encomendada com uma engrenagem, será executado o furo cônico no cubo da engrenagem, para alojamento da bucha, dispensando desta forma a necessidade da capa.
INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO
1. Limpe o eixo, furo e parte externa da bucha, bem como o furo do cubo (retire a bucha da capa ou do cubo se o conjunto estiver montado). Remova qualquer oleosidade, verniz ou sujeira existente. Coloque a bucha no cubo (ou capa) e faça coincidir os meio-furos para se obter furos inteiros alinhados (note que cada furo completo irá ter rosca em apenas metade do mesmo).
2. Lubrifique a rosca e a ponta dos parafusos de fixação. Coloque os parafusos com cuidado nos furos que tem a rosca no lado do cubo.
3. Esteja seguro que a bucha esteja livre no cubo (ou capa). Introduza o conjunto no eixo e posicione-o no local desejado.
4. Aperte os parafusos alternados e uniformemente até que todos estejam bem firmes. Se necessário utilize um pedaço de cano na chave de aperto para obter maior firmeza de aperto.
5. Veja tabela para torque necessário em cada tipo de Taper Lock.
6. Em paralelo com o aperto dos parafusos, utilizando um martelo bata no lado maior da bucha, usando como proteção contra avarias um bloco de madeira ou bronze. Os parafusos podem agora ser apertados um pouco mais usando uma chave com medidor de torque. Repita este martelamento alternado com o reaperto dos parafusos até que no torque especificado os parafusos não girem mais. Encha os outros furos com graxa para evitar a entrada de sujeira.
INSTRUÇÕES DE REMOÇÃO
1. Remova todos os parafusos. Lubrifique a rosca e a ponta dos mesmos.
2. Coloque o parafuso no furo que é rosqueado no lado da bucha.
3. Aperte o parafuso até que a bucha fique solta no eixo. Se a bucha não soltar imediatamente, de uma batida no cubo.
FABRICAMOS TAPER LOCK EM TAMANHOS MAIORES. CONSULTE-NOS.
TORQUE DE APERTO RECOMENDADO
ENGRENAGENS PARA CORRENTES SIMPLES
DIMENSÕES DAS ENGRENAGENS
PARA CORRENTE 3/8" X 3/16" – ANSI 35 / 1
PARA CORRENTE 1/2" X 5/16" – ANSI 40 / 1
PARA CORRENTE 5/8" X 3/8" – ANSI 50 / 1
PARA CORRENTE 3/4" X 1/2" – ANSI 60 / 1
PARA CORRENTE 1" X 5/8" – ANSI 80 / 1
PARA CORRENTE 1.1/4" X 3/4" – ANSI 100 / 1
PARA CORRENTE 1.1/2" X 1" – ANSI 120 / 1
PARA CORRENTE 1.3/4" X 1" – ANSI 140 / 1
PARA CORRENTE 2" X 1.1/4" – ANSI 160 / 1
PARA CORRENTE 2.1/2" X 1.1/2" – ANSI 200 / 1
ENGRENAGENS PARA CORRENTES DUPLAS
DIMENSÕES DAS ENGRENAGENS
PARA CORRENTE 3/8" X 3/16" – DUPLA - ANSI 35 / 2
PARA CORRENTE 1/2" X 5/16" – DUPLA - ANSI 40 / 2
PARA CORRENTE 5/8" X 3/8" – DUPLA - ANSI 50 / 2
PARA CORRENTE 3/4" X 1/2" – DUPLA - ANSI 60 / 2
PARA CORRENTE 1" X 5/8" – DUPLA - ANSI 80 / 2
PARA CORRENTE 1.1/4" X 3/4" – DUPLA - ANSI 100 / 2
PARA CORRENTE 1.1/2" X 1" – DUPLA - ANSI 120 / 2
PARA CORRENTE 1.3/4" X 1" – DUPLA – ANSI 140 / 2
PARA CORRENTE 2" X 1.1/4" – DUPLA - ANSI 160 / 2
PARA CORRENTE 2.1/2" X 1.1/2" – DUPLA - ANSI 200 / 2
ENGRENAGENS PARA CORRENTES TRANSPORTADORAS
CARACTERISTICAS DIMENSIONAIS
A complementação do número da corrente, com a inclusão dos algarismos na parte pontilhada, identifica a engrenagem desejada. Os dados descritos na tabela acima são comuns para os diversos tipos de correntes de cada série.
Correntes de Transmissão
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Correntes Especiais
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